Como surgiu a ideia de partir do instrumento de cálculo ábaco para desenvolver uma coleção de luminárias?
O processo de desenvolver uma coleção nem sempre começa pela concepção de uma linguagem estética. Sou um apaixonado pelos processos industriais de manufatura e tenho nessa área uma fonte de pesquisa constante. Muitas vezes, o ponto inicial para uma criação parte desse momento.
Na coleção Ábaco, o projeto começou assim, primeiro com a ideia de criar luminárias modulares que permitissem uma ampla variedade de paginações. Nesse exercício de viabilidade surgiu a ideia gráfica do ábaco. Ele é um objeto que está muito ligado ao universo criativo e lógico. É uma ferramenta utilizada para aprendizagem e criamos com ele um vínculo ligado à nossa capacidade de resolver desafios.
A lógica de modularidade da ábaco revela-se interessante do ponto de vista industrial, permitindo produzir uma linha bastante extensa com variadas aplicações. Como foi o processo de criação deste produto? Foi o módulo o principal fio condutor?
O caminho para chegar no design final das luminárias foi muito parecido com as operações que realizamos no ábaco. Uma soma de formas para então subtrair todos os excessos e chegar ao denominador comum, que é a coleção Ábaco.
Tive a preocupação de fazer um exercício bem amplo de composições de peças, mas também de lapidar cada uma para que elas possam viver experiências diferentes sobre a influência de outros profissionais do design e da arquitetura.
Eu gosto da ideia de compartilhar e cocriar. Isso está ligado ao espírito do nosso tempo, uma forma contemporânea de ver o design.
A paleta cromática é uma característica marcante da coleção não só pela variedade de opções de cor única, mas também pelas paletas pré-definidas (componentes em cores diferentes). Qual a importância da cor na linha ábaco?
A paleta cromática da Ábaco foi um estudo à parte, extremamente diferenciado e único. São 22 opções de acabamentos, com 16 cores e mais 6 paletas com combinações especiais. Além das luminárias de uma cor única, temos as seis paletas especiais.
Outro ponto é que 7 cores foram desenvolvidas com exclusividade para essa coleção. Um exercício criativo complexo, que resultou em 209 diferentes composições. São jogos cromáticos que ficam ainda mais sofisticados com a interferência da luz e colocam cada peça em um lugar distinto no design contemporâneo.
Que movimentos e escolas do design e da arquitetura têm influência na sua atuação enquanto designer industrial? Teve alguma referência histórica mais marcante no projeto da ábaco?
Estou ligado a uma visão mais contemporânea do design, que converge muito para os trabalhos colaborativos. O fator humano é algo importante em meus processos, porque me faz dialogar com diversas vertentes e não está presa diretamente a um movimento ou a uma referência histórica. Isso não significa, no entanto, que não sou influenciado pelas escolas clássicas do design ou da arte. Muito pelo contrário. A única diferença são os filtros que escolho para olhar para esses lugares. É o universo particular de cada pessoa que me faz ter contato com uma multiplicidade de visões e enriquecem o trabalho que desenvolvo como designer de produto.
Eu acredito que o processo de criação, na verdade, é um processo de transformação. Por isso, gosto tanto do chão de fábrica, da chamada indústria de manufatura, porque ela transforma a mesma matéria-prima em diferentes produtos. É o fator humano que, ao elaborar o design de uma peça, vai mudar o resultado.